Praia da Pipa, Tibau do Sul

Minicurso: Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

Ministrante: Maria Auxiliadora Barros

Local : Departamento de Enfermagem/UFRN

Período: 26 e 27/11/2013  (Carga horária: 4h)

Objetivo: promover e divulgar conhecimento referente ao manejo adequado dos resíduos gerados nos estabelecimentos assistenciais de saúde.

Os resíduos de serviços de saúde vêm passando por um processo contínuo de modificação na sua característica ocasionado pela rápida inserção de novos produtos e tecnologias de assistência à saúde, muitas vezes, com componentes tóxicos e de difícil degradabilidade. Assim, configura-se a necessidade de cuidados especiais a estes resíduos, tendo em vista o risco microbiológico, químico e radioativo que oferecem. Para tanto, torna-se imperioso o gerenciamento adequado desses resíduos por apresentarem risco potencial a saúde ocupacional de quem manipula e para o meio ambiente que o recebe. Dessa forma, o presente minicurso visa promover e divulgar conhecimento referente ao manejo adequado dos resíduos gerados nos estabelecimentos assistenciais de saúde.

Veja o material do curso:
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - manejo
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Caracterização dos resíduos de serviços de saúde por unidade geradora e a segregação dos resíduos por grupo
Síntese da RDC nº 306/2004/ANVISA/MS

SUVISA/RN

Voltar para a página anterior voltar topo

Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária - SUVISA, Av. Junqueira Aires, 488 – Centro - Natal/RN - CEP: 59025-280 - Tel.: (84) 3232-2562 – Fax: 3232-2557 - visa@rn.gov.br